As crianças têm todo um mundo interior em constantes desenvolvimento e crescimento. Têm necessidades e linguagem própria e nem sempre têm vocabulário ou entendimento para saber expressar as suas necessidades, os seus sentimentos e os seus processos internos.
Outros, manifestam comportamentos que nem sempre são inteiramente compreendidos adultos, precisando de consulta ou avaliação de psicologia, permitindo uma caracterização que finalmente permita o apoio que carecem. Alguns revelam necessidades educativas especiais, outros carecem apenas que as suas necessidades psicológicas sejam interpretadas e atendidas.
Em determinadas idades e fases de desenvolvimento, podem surgir desafios de aprendizagem, atenção, receios, ou necessidade de procurar alguém neutro o suficiente para os ajudar a organizarem o pensamento e obterem estratégias para o seu saudável crescimento. Por essa razão, trabalho há alguns anos com crianças em consulta individual, apoiando crianças e jovens.
A minha intenção como profissional na área infantil e juvenil, é proporcionar ferramentas de autoconhecimento e literacia emocional, para que progressivamente se sintam mais seguros e capacitados a expressar as suas necessidades e limites, gerando relações mais autênticas que respeitam a sua autoestima.
A minha intenção na área das necessidades educativas especiais, é desenvolver estratégias e práticas diárias com as crianças e jovens e as suas famílias, que lhes permita superação dos desafios pessoais, maior autonomia, integração no seu contexto social e maior bem-estar.
SCHOLA: EDUCAR PARA A FELICIDADE
Quando o conceito de escola surgiu, ensinar e aprender era algo prazeroso mas também apanágio de poucos. Hoje em dia, a escolaridade é obrigatória e procura chegar a todos, mesmo aos jovens com necessidades educativas especiais, através do ensino inclusivo.
Felizmente, as investigações e os valores na área da educação têm vindo a evoluir, ainda que as suas práticas e metodologias nem sempre acompanhem o mesmo ritmo.
Por essa razão, um dos objectivos pessoais a que me propus, foi actualizar a minha formação académica e desenvolver práticas actuais e conscientes, assentes nos estudos da área da Neurociência e da Psicologia, com os salutares contributos de outras áreas emergentes como o yoga e a Programação Neuro Linguística, entre outros.
Com o propósito de levar este meu contributo ao âmbito educativo, fiz nascer a marca registada Schola: Educar para a Felicidade em 2015, que ainda hoje se propõe prestar serviços no âmbito educativo – incluindo na área das necessidades educativas especiais, do autismo à sobredotação.
A minha intenção na área educativa, é facilitar a todos os intervenientes um conhecimento mais actualizado, promover o desenvolvimento de competências através de uma educação consciente e melhorar as relações interpessoais através de uma comunicação mais atenta e presente, com vista à conexão e colaboração.