Educação

As crianças têm todo um mundo interior em constantes desenvolvimento e crescimento. Têm necessidades e linguagem própria e nem sempre têm vocabulário ou entendimento para saber expressar as suas necessidades, os seus sentimentos e os seus processos internos.

Outros, manifestam comportamentos que nem sempre são inteiramente compreendidos adultos, precisando de consulta ou avaliação de psicologia, permitindo uma caracterização que finalmente permita o apoio que carecem. Alguns revelam necessidades educativas especiais, outros carecem apenas que as suas necessidades psicológicas sejam interpretadas e atendidas.

Em determinadas idades e fases de desenvolvimento, podem surgir desafios de aprendizagem, atenção, receios, ou necessidade de procurar alguém neutro o suficiente para os ajudar a organizarem o pensamento e obterem estratégias para o seu saudável crescimento. Por essa razão, trabalho há alguns anos com crianças em consulta individual, apoiando crianças e jovens.

A minha intenção como profissional na área infantil e juvenil, é proporcionar ferramentas de autoconhecimento e literacia emocional, para que progressivamente se sintam mais seguros e capacitados a expressar as suas necessidades e limites, gerando relações mais autênticas que respeitam a sua autoestima.

A minha intenção na área das necessidades educativas especiais, é desenvolver estratégias e práticas diárias com as crianças e jovens e as suas famílias, que lhes permita superação dos desafios pessoais, maior autonomia, integração no seu contexto social e maior bem-estar.

  1. Medos
  2. Ansiedade
  3. Atenção e Reflexividade
  4. Autoestima
  5. Autoconceito
  6. Autoconfiança
  7. Terra das Emoções
  8. Avaliação Psicológica
  9. Intervenção
  10. Especto do Autismo
  11. Sobredotação
  12. Precocidade Intelectual
  13. Perturbação Específica da Aprendizagem
  14. Dislexia
  15. Integração Sensorial

SCHOLA: EDUCAR PARA A FELICIDADE

Quando o conceito de escola surgiu, ensinar e aprender era algo prazeroso mas também apanágio de poucos. Hoje em dia, a escolaridade é obrigatória e procura chegar a todos, mesmo aos jovens com necessidades educativas especiais, através do ensino inclusivo.

Felizmente, as investigações e os valores na área da educação têm vindo a evoluir, ainda que as suas práticas e metodologias nem sempre acompanhem o mesmo ritmo.

Por essa razão, um dos objectivos pessoais a que me propus, foi actualizar a minha formação académica e desenvolver práticas actuais e conscientes, assentes nos estudos da área da Neurociência e da Psicologia, com os salutares contributos de outras áreas emergentes como o yoga e a Programação Neuro Linguística, entre outros.

Com o propósito de levar este meu contributo ao âmbito educativo, fiz nascer a marca registada Schola: Educar para a Felicidade em 2015, que ainda hoje se propõe prestar serviços no âmbito educativo – incluindo na área das necessidades educativas especiais, do autismo à sobredotação.

A minha intenção na área educativa, é facilitar a todos os intervenientes um conhecimento mais actualizado, promover o desenvolvimento de competências através de uma educação consciente e melhorar as relações interpessoais através de uma comunicação mais atenta e presente, com vista à conexão e colaboração.

  1. Docência
  2. Workshops e Formação
  3. Sessões  Individuais
  4. Reuniões em Escolas
  5. Apoio a pais e alunos
  6. Tutoria nas NEE
  7. Aulas de Literacia Emocional
  8. Pais e Famílias
  9. Crianças e Jovens
  10. Profissionais
  11. Grupos de partilha

O nosso website usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para a utilização de cookies, conforme detalhado na nossa politica de privacidade.

  • Joana Madureira

    Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Ver mais