As consultas de psicologia visam o equilíbrio, a saúde e o bem-estar pessoal.
A psicologia não é sinónimo de doença e insanidade. É precisamente para largarmos este estigma que nos devemos permitir, preventiva e profilaticamente, pedir ajuda profissional para obtermos apoio e aconselhamento.
A ciência psicológica evoluiu e hoje é conhecida como a área de eleição para a promoção e manutenção da saúde mental e bem-estar geral. A “nova psicologia” visa estimular todo o potencial do ser humano e as consultas de psicologia são uma forma de manter mente e corpo sãos, prevenindo a afirmação de doença.
Sinais de mau estar ou sintomas físicos, mesmo que temporários, são formas que o nosso corpo encontra para nos comunicar algo que possa não estar bem. Geralmente cremos ou desejamos que estes sintomas sejam passageiros, e por vezes não damos a devida atenção aos sinais. Contudo, eles são um alerta e um pedido de ajuda para nos escutarmos e encontrarmos soluções.
Outras das vezes, temos dilemas pessoais que precisamos de partilhar com alguém, em confidencialidade e sem crítica ou julgamento, para chegarmos a um melhor entendimento – de nós e dos outros – tendo em vista uma resolução ou uma saudável integração.
Em todos os casos, permita-se falar com um profissional qualificado para o efeito numa primeira consulta.
A minha intenção como profissional de psicologia, é proporcionar um espaço seguro de escuta, acolhimento emocional e apoio na superação pessoal, qualquer que seja o desafio com que chega até aqui. É promover um encontro com sentido e apoiar a suprir as necessidades psicológicas de cada um.